sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ficha Suja Não Vale


Ficha Suja Não Vale

Mas um espetáculo deplorável patrocinado pelo PT, no que diz respeito aos candidatos fichas sujas cujas  contas foram reprovadas nas últimas eleições. Todos podem participar.

O PT e mais dezessete partidos, entraram com pedido de reconsideração ao Tribunal Superior Eleitoral, sobre o entendimento ocorrido no dia primeiro de março de 2012, em que a aludida corte declarou que os candidatos  com as suas respectivas contas reprovadas no último pleito eleitoral, estavam impedidos de participarem das eleições municipais deste ano.

A postura da egrégia casa foi elogiada por vários segmentos sociais, num prova cabal de que a sociedade civil organizada havia alcançado uma grande vitória no que tange aos candidatos considerados fichas sujas, ou seja, aqueles que possuem contas reprovadas no último pleito eleitoral.

Infelizmente o indigitado Tribunal, reconsiderou o seu entendimento de março, voltando atrás. O pior disto tudo, o ministro que desempatou o julgamento que estava em 3x 3, foi exatamente o Dias Toffoli, ex-advogado do PT, e indicado para Suprema Corte pelo mesmo PT. Coincidência ou não? Em minha opinião, não ocorreu nenhuma coincidência, o ilustre ministro apenas declina respeito aos seus patrões, numa demonstração de clara dependência dele com o PT. Absurdo!

Com este comportamento, a nossa democracia sofre mais um golpe, patrocinado pelos partidos brasileiros, tendo a sua frente o partido dos trabalhadores. O Brasil não merece mais este espetáculo de indecência e agressão aos bons princípios, qualquer cidadão que for nomeado ou ansiar a algum cargo público deveria ser ficha limpa.

Agora com essa decisão, os políticos que participarem das eleições, precisarão apenas apresentar às contas, elas não precisam ser aprovadas. Então o que podemos dizer? Barbaridade!!!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Retirado do Blog: Democracia política e o novo Reformismo e

quinta-feira, 28 de junho de 2012


OPINIÃO DO DIA – Norberto Bobbio: Rousseau (28/6/1712-2/7/1778), tricentenário

"Mas é sobretudo em Rousseau, grande teórico da Democracia moderna, que o ideal republicano e democrático coincidem perfeitamente. No Contrato Social confluem, até se fundirem, a doutrina clássica da soberania popular, a quem compete, através da formação de uma vontade geral inalienável, indivisível e infalível o poder de fazer as leis e o ideal, não menos clássico, mas renovado, na admiração pelas instituições de Genebra, da república, a doutrina contratualista do Estado fundado sobre o consenso e sobre a participação de todos na produção das leis e o ideal igualitário que acompanhou na história, a idéia republicana, levantando-se contra a desigualdade dos regimes monárquicos e despóticos. O Estado, que ele constrói, é uma Democracia mas prefere chamá-lo, segundo a doutrina mais moderna das formas de Governo, de “república” . Mais exatamente retomando a distinção feita por Bodin entre forma de Estado e a forma de Governo, Rousseau enquanto chama República a forma de Estado ou do corpo político, considera a Democracia uma das três formas possíveis de Governo de um corpo político, que, enquanto tal, ou é uma República ou não é nem sequer um Estado mas o domínio privado deste ou daquele poderoso que tomou conta dele e o governa através da força."

BOBBIO, Noberto, Dicionário de Política, pág. 323, v. 1 – 13ª edição, Editora UnB, Brasília, 2008.

Despudor Público


Despudor Público

Os ilustres deputados acabam de aprovar na Comissão de Tributação e Finanças da Câmara dos Deputados, emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias, para aumentar os gastos públicos do judiciário e do legislativo até certo limite, sem autorização do executivo.

Tal medida soa negativamente num país onde as políticas públicas são praticadas de forma acanhada, por nossos governantes, sobretudo numa conjuntura econômica em que o país necessita gerenciar melhor os seus gastos públicos com custeio, para tentar melhorar o perfil dos investimentos.

Importante salientar que a cunha fiscal da administração pública no Brasil aproxima-se dos 36% atualmente converte-se deste percentual em investimento apenas 3%. Elevar gastos públicos se torna muito simplista se aqueles que o elevam não indicam a fonte de financiamento do custeio. Tentar mais uma vez gerar despesa para o contribuinte, pagar a conta não é justo e nem honesto com a sociedade.

Nenhuma empresa privada pode elevar os preços dos seus produtos aleatoriamente, para fazer face as suas despesas sem antes estudar o comportamento dos seus produtos frente aos concorrentes. Com o fito de verificar se o indigitado aumento provocará perda de mercado ou não. Acho que o mesmo comportamento deverá valer para a coisa pública, os deputados antes de pensar em elevar os gastos públicos deveriam desenvolver estudo para investigar se a conta caberá no orçamento público, sem onerar o bolso do contribuinte.

Infelizmente no Brasil não existe ainda essa preocupação, embora alguns mecanismos legais tenham sido aprovados, como a guisa de exemplo, a lei de Responsabilidade Fiscal, considerada um avanço no ordenamento jurídico pátrio. Dentro desse contexto, resta à sociedade torcer pela presidente Dilma vetar este disparate.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Retirado do Blog: Democracia e o novo Reformismo

terça-feira, 26 de junho de 2012


OPINIÃO DO DIA - Carlos Guilherme Mota: país de amnésicos

Neste país de amnésicos, vale recordar o velho Marx, pois do PT, um partido de esquerda, poderíamos esperar tudo, menos a aliança Lula-Maluf. Marx dizia que, ao longo da história há fenômenos que podem se repetir: na primeira vez, ocorrem como tragédia; na segunda, como farsa. Historicamente, na prática, Paulo Maluf contradiz Marx, pois a primeira vez que ocupou posto público foi farsa, a segunda também, a terceira idem, e assim sucessivamente, até essa semana de sucesso... Mas Marx nunca foi bem lido por eles, ou talvez nem sequer lido, e muito menos pensado, sobretudo em suas páginas incômodas sobre os lumpesinatos - de onde provêm a massa dos eleitores de Maluf - que, despidos de ideologia ou filosofia, topam qualquer parada e constituem um freio para o avanço da História.

Carlos Guilherme Mota, historiador, é professor emérito da FFLCH-USP e professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escreveu, entre outros livros, Ideologia da Cultura Brasileira (Editora 34). 'Neocoronelismo urbano'. Aliás / O Estado de S. Paulo, 24/6/2012.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Viva o Cachoeira


Viva o Cachoeira

O cachoeira ganha mais uma em Brasília, desta vez a sua vitória reside na confusão e possível desmoralização da CPI que leva o seu próprio nome. Deputados do PT manifestam preocupação sobre a falta de comprometimento e descaso com que os deputados estão tendo em relação às investigações. Ninguém investiga nada, todos se esquivam das investigações que procuram se aprofundar no mundo obscuro da empresa Delta. Todos sabem que tem muita gente grande envolvida com o senhor Cavendish. Aliás, ninguém quer se comprometer com esse homem tão poderoso de Brasília.

Por conta de possível fracasso e fim melancólico da CPI, os deputados do PT, procuraram os do PMDB, para encontrarem uma saída honrosa para o circo da CPI do Carlinhos Cachoeira. O PMDB já afirmou que é problema do PT, encontrar saída, pois eles foram contra a CPI desde o início.

Agora o que fazer, se os congressistas entrarão em recesso a partir de primeiro de julho. Como ficará a CPI? Será que o PT, conseguirá manter latentes as investigações e os embates para tentar dar sentido de existência a indigitada comissão?

Não adiantará convocar peixinho pequeno para depor, a sociedade espera que o tubarão envolvido neste megaescândalo de corrupção, envolvendo quase todos os partidos brasileiros sejam esclarecidos, para que possamos saber quem é quem. Será!!!


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Retirado do Blog Democracia e o novo Reformismo

sexta-feira, 22 de junho de 2012


OPINIÃO DO DIA – Alberto Goldman: Maluf levou cargo, não dinheiro

Sabem quem é Gilberto Carvalho? È o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, cargo de acesso direto e íntimo à presidente Dilma. O mesmo que exerceu durante o governo Lula. Sabem quem era? Foi secretário do prefeito Celso Daniel, de Santo André, que foi assassinado em condições até agora não esclarecidas. Mas era o agente do Zé Dirceu, para todas e quaisquer funções. Com seu fusquinha abastecia o então presidente do PT. Sabem o que ele disse sobre o acordo do PT com o Maluf para disputar a prefeitura de São Paulo? Que Maluf levou cargo, não dinheiro. A que se refere? Ao fato de um indicado por Maluf passar a dirigir a Secretaria de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, em função do acordo eleitoral.

Ora, se não é por dinheiro, é por que? Maluf tem algum projeto para utilizar o orçamento do órgão ( 1,7 bilhões de reais ) ? Tem algum projeto de saneamento para eliminar a falta de água potável em todo o Brasil e de promover a retirada e tratamento dos esgotos? Se não é por dinheiro é por patriotismo, por amor à causa?

FONTE: BLOG DE GOLDMAN

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Retirado do Blog: Democracia e o novo Reformismo - José Simão Folha de São Paulo, Vale Pena conferir!!!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012


OPINIÃO DO DIA – José Simão: Lula, Maluf

Essa aliança do Lula com o Maluf não é uma aliança, é uma algema! O Lula achou Maluf antes da Interpol.

José Simão, humorista. Folha de S. Paulo, 20/6/2012

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Não me Espanta


Não me Espanta

A sociedade brasileira assistiu perplexa a aliança entre o político paulista Paulo Maluf e o ex-presidente da República Lula, numa aproximação visando aumentar os partidos, que ora compõe a coligação que apoia o candidato do PT a prefeitura de São Paulo, o senhor Haddad. Como consequência desta manobra, o PT terá mais um minuto e meio na televisão e o senhor Paulo Maluf, indicará um correligionário para Secretaria Geral do ministério da Cidade.

Não gera espanto o comportamento do Lula, para quem já beijou as mãos do Jader Barbalho e andava até o último dia, ao deixar a presidência da República, com José Sarney, esta configura em mais uma atitude de um político que baseia a sua vida pública, no puro pragmatismo, não levando em conta os princípios éticos e morais, quando encontra-se em jogo a conquista do poder e dos seus interesses imediatos. Simplesmente a busca do poder pelo poder.

Por mais que se repudie a conduta do ex-presidente, muitos se levantarão para defendê-lo, com a alegação de que tal comportamento é inevitável no presidencialismo de coalizão, em que se vive hoje no Brasil. Então porque não se faz logo a reforma política, para se tentar mitigar vários dos problemas e distorções que hoje impera no nosso sistema político? Talvez não haja interesse por parte dos governantes contemporâneos, que devem achar que caso ocorra a tão propalada reforma política, algumas manobras espúrias que ocorrem com frequência no atual sistema possa acabar e com isso, muitos dos espertalhões que sobrevivem da vida pública poderão ficar sem o seu respectivo sustento. Será???  

Retirado do Blog: democracia e o novo Reformismo = LULA e MALUF

quarta-feira, 20 de junho de 2012


OPINIÃO DO DIA - Dora Kramer: abusos

Digam com sinceridade o senhor e a senhora se, na essência, há diferença entre a pose de Lula ao lado de Maluf e Haddad agora e dos atos de defesa que, como presidente, assumiu em prol de protagonistas de escândalos?

Não estamos diante de nenhuma novidade. O que vemos é resultado do acúmulo de abusos cometidos nas barbas de uma sociedade que aceita tudo e ainda bate palmas.

Não reage nas urnas aos exotismos cada vez mais exóticos dos partidos que não se distinguem mais no mérito de suas propostas nem fazem questão de disfarçar a sanha em que se lançam a um vale tudo desmoralizante por um minuto a mais na televisão.

Pior que isso só a falsidade dos indignados de ocasião. Onde estavam nos últimos anos enquanto um presidente da República usava repetidas vezes do argumento do "todo mundo faz" para amenizar efeitos de denúncias que envolvessem qualquer um que pudesse lhe propiciar ganhos políticos?

Onde estavam quando esse mesmo presidente zombava da Justiça, menosprezava as instituições, desqualificava o Congresso com uma ofensiva de cooptação explícita como nunca se viu?

Alguns quietos, outros na linha de frente da defesa da política das "mãos sujas". Ora, uma aliança do PT com Maluf em São Paulo é mais um entre tantos outros atos de pragmatismo exacerbado e mistificação de resultados que fazem as normas da casa.

Está demais? Sem dúvida, mas já faz muito tempo que se passou da conta.

Dora Kramer, jornalista. ‘Quanto vale o show’. O Estado de S. Paulo, 19/6/2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tropa do Cheque- Retirado do Blog: democracia e o novo Reformismo

sexta-feira, 15 de junho de 2012


OPINIÃO DO DIA – Miro Teixeira: tropa do cheque

Esta comissão se recusa a convocar o presidente da companhia que o governo declarou inidônea. Isso é incompreensível. Isso revela uma tropa do cheque

É injustificável não convocar uma pessoa que diz que compra político. E que varia de R$ 6 milhões a R$ 30 milhões. Isso é injustificável.

Deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), na reunião da CPI. O Globo, 15/6/2012.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Retirado do Blog: Democracia e o novo Reformismo

quinta-feira, 14 de junho de 2012


OPINIÃO DO DIA - Osmar Serraglio:”fantasia” e mensalão

"José Dirceu, ambicioso super-ministro, inteligente e mefistofelicamente, confinava o imigrante de Garanhuns [Lula], tutelando-o, como se lho devesse ser o sucessor mais do que natural, inexorável."

Deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR)ex-relator da CPI dos Correios. Folha de S. Paulo, 14/6/2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mantega Abre a Torneira


Mantega Abre a Torneira

Para fomentar o crescimento econômico da economia brasileira, o governo resolve liberar linha de crédito através do BNDES, no valor de 10 bilhões de reais, com o fito dos Estados incrementarem as suas obras de infraestrutura, e como consequência elevar o nível de emprego na economia.

O anúncio foi feito pelo ilustre Ministro da Fazenda Guido Mantega, no dia de ontem, não satisfeito com o valor liberado pelo BNDES, o Ministro também disse que a Petrobrás investirá no ano de 2012, 43 bilhões de reais, valor expressivo, diga-se de passagem. Todo este esforço com o objetivo de garantir crescimento do PIB em torno de 3% ao ano.

Obviamente, que o indigitado percentual de crescimento incomoda profundamente o governo, mas infelizmente com a conjuntura internacional conturbada com a crise europeia e o desaquecimento da economia americano, o crescimento de 3% ao ano não é dos piores. Não se pode comparar com os oito anos do presidente Lula, cuja expansão da economia no seu período de governo, foi favorecida com a prosperidade econômica internacional, que de tão próspera culminou na crise financeira americana de 2008.    Verdade!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mercados Respiram


Mercados Respiram

Com a ajuda de 100 bilhões de euros recebida pela Espanha do Fundo Europeu, fizeram com que os mercados mundiais respirassem aliviados, tendo em vista que a possibilidade de quebra do sistema financeiro espanhol foi afastada.

Embora ainda exista risco para os capitais, este foi mitigado pelo aporte, o que fará com que as bolsas rompam o dia de hoje com mais serenidade.

Segundo os analistas da problemática espanhola, os investidores fugiram para Alemanha e Inglaterra, caso a conjuntura de desconfiança se inverta através da redução do risco Espanha, os estudos probabilísticos indicam que os capitais retornarão para os ativos europeus, sem muito esforço. O momento agora se constitui numa observação necessária e natural por parte dos agentes econômicos, que estudam a relação custo-benefício da aplicação nos indigitados ativos.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Depósitos Superam os R$ 6,2 bi


Depósitos Superam os R$ 6,2 bi



A despeito das alterações das regras, os depósitos na caderneta de poupança no mês de maio, foram superiores aos saques, em R$ 6,2bilhões, o que demonstra um forte indício de desconfiança por parte dos agentes econômicos, na economia brasileira, em buscar outros ativos, pelo menos por enquanto.

A poupança ainda constitui porto seguro para os investidores, quando a conjuntura econômica de um modo geral, encontra-se nebulosa. Como é o caso da atual.

Os investidores neste momento de crise mundial, não querem bancar o risco de uma aplicação mais ousada, como uma renda fixa por exemplo. Embora a renda fixa trabalhe com título público federal da dívida brasileira, cujos papéis no momento, oferecem baixo risco, em consequência do reduzido endividamento do Brasil.

Nem assim os capitais estão arriscando, talvez aguardem soluções sobre a crise europeia, que entrou em compasso de espera, para ver a solução que o povo grego, dará ao seu país.

Em nossa opinião, os líderes da Europa já deveriam apresentar proposta para solucionar os problemas econômicos, que afligem o continente, essa história de aguardar a Grécia resolver os seus problemas não soa bem no mercado financeiro, até porque se a Grécia sair da eurozona, pouca coisa mudará. É verdade !!!


terça-feira, 5 de junho de 2012

Expectativa no Mundo

Expectativa no Mundo

O mundo econômico anda em compasso de espera, por conta da eleição na Grécia no dia 17 de junho, com grande possibilidade do indigitado país se retirar da zona do euro, caso a oposição ganhe às eleições.
Junta-se a conjuntura grega, a problemática da insolvência do sistema financeiro espanhol, que poderá ser ajudado pelo governo, numa possível situação de descontrole.
Enquanto tais fatos não se resolverem a economia mundial ficará instável, as bolsas terão queda frequentes, acarretando desespero aos investidores e fuga de capitais para países que oferecem risco menor. A bolsa brasileira registra significativa saída de capitais, numa demonstração de que a desconfiança do mercado é grande, mesmo o nosso governantes afirmando que a crise ainda não chegou por aqui.