quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Coréia do Norte

Coréia do Norte

Com a morte do ditador coreano Kim Jong – Il, a Coréia do Norte entra talvez num processo de sucessão truncado, tendo em vista que quem deverá a priori assumir a dinastia Jong-il, será o seu filho de 28 anos, segundo fontes oriundas daquele país não encontra-se, ainda, preparado para assumir o poder legado pelo seu dileto pai. Alguns membros do governo já manifestam interesses em ...
disputar o poder na Coréia.
Para quem desconhece às características econômicas do país, importante citar alguns dados de ordem econômica para melhor entendimento.
A Coréia do Norte possui uma economia autárquica, altamente centralizada, ou seja, com forte inserção do Estado no sistema econômico. Com uma mão-obra barata jovem e qualificada. O crescimento do PIB é da ordem de 3,5% ao ano.
A política de isolamento político praticado pelo governo coreano não é salutar, pois tal comportamento compromete o comércio internacional, que exige uma postura de abertura econômica, já que os países, não possuem auto-suficiência de produção. Faz-se lembrar da teoria das vantagens comparativas do David Ricardo, quando ele assevera: os países devem priorizar as suas relações de trocas com o fito de mitigar os custos de produção das suas respectivas relações de troca.
A Coréia recebe atualmente ajuda da China e da coréia do Sul, países cuja localização é próxima. Enfrentam hoje uma distribuição de renda muito ruim, além de possuírem uma significativa parcela da população submersa na fome, conhecida como “ Marcha Árdua”. No passado vários norte-coreanos morreram de fome, sobretudo após a queda do Bloco do Leste Europeu, quando culminou-se numa imensa escassez de recurso econômicos, dentro das fronteiras geográficas do país. Foram nos idos de 1990, que se contabilizou de 300.000 a 800.000 mortos por ano, no período de três anos, atingindo em 1997, 2 milhões de óbitos. Lamentável!
A atual conjuntura política preocupa o mundo ocidental, uma vez que os desfechos a respeito da sucessão do poder são imprevisíveis até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário