sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Horário de Verão


Horário de Verão
Amanhecemos nesta segunda- feira sob a égide do horário de verão, criado no verão de 1931/1932, pelo então presidente da República Getulio Vargas, para tentar equilibrar a demanda de energia com a sua oferta, que à época era pequena, pois neste momento da história o Brasil iniciava-se o nosso processo de industrialização, para tanto, necessitava deste precioso e relevante insumo, para incrementar a produção das fábricas, que ora surgiam.
Na atual conjuntura, segundo técnicos ligados ao setor energético, o horário de verão de 2013 /2014, apresentará uma economia de R$ 4,6 bilhões de investimentos que deixarão de ser realizados na geração e transmissão de energia, e de 400 milhões sem o acionamento das usinas térmicas, os Estados eleitos para adotarem o aludido horário, são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. São Estados que possuem nos seus territórios uma grande densidade de empresa. 
Importante salientar, que a despeito de ser louvável, qualquer tipo de economia que se faça no Brasil, o horário de verão, cria significativo transtorno para a sociedade, tendo em vista que todos os habitantes dos Estados que o adotaram, terão que adinatar os seus respectivos relógios em uma hora, fazendo com que a população acorde mais cedo para desenvolver as suas atividades laborais corriqueiras, o que acarreta profundos transtornos, aos trabalhadores que acordam de madrugada para pegar o transporte coletivo, seja o ônibus, o metrô, o trem, sem considerar os casos dos estudantes que também acordam uma hora antes, para entrar nos seus respectivos estabelecimentos de ensino. Todo este transtorno causado pelo governo federal será para economizar na média segundo técnicos do Ministério das Minas e Energia a bagatela de 0,5% de energia para o país, no período. Será que vale apena tal transtorno social?
Inclusive, técnicos especializados em saúde do trabalhador adverte que nesta época do ano, as estatísticas de acidente de trabalho das empresas costumam se elevar, devido à sonolência que toma conta do organismo do trabalhador, até ele se acostumar com o novo horário, o que de certa forma, causa prejuízo ao setor produtivo do país. São estatísticas relevantes e de conhecimento do Ministério do Trabalho, que deveria ser ouvido, nos momentos em que este tipo de medida relacionada ao horário de verão for tomada.
Além do mais, tal horário deixa claro para todo o país, que continuamos com um grande e conhecido gargalo, no sistema econômico, que se chama baixo investimento na área de energia elétrica, fundamental para que o Brasil eleve o seu crescimento econômico, prioridade do governo federal que sofre antecipadamente, com as previsões do PIB, que este ano deverá ficar em torno de 2,3%, e com uma inflação maquiada pelo IPCA dos últimos doze meses em cerca de 5,8%, por conta dos adiamentos dos preços dos combustíveis e das passagens dos ônibus, das grandes capitais, que são componentes com grande reflexo nos índice inflacionários, que tudo indica serão reajustados após a eleição presidencial de outubro de 2014, para infelicidade e tristeza da classe trabalhadora, que já acumula perdas salariais significativas. São bombas de efeitos retardados que poderão estourar provocando grande estrago social no ano que vem. Lamentável!

José Alves de Azevedo Neto
Economista


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Taxa de Desemprego

A taxa de desemprego no Brasil foi de 6,3% ao final de 2012, segundo os dados da OIT. Ela subirá para 6,5% em 2013 e, em 2014, atingirá a marca de 6,6%, a maior desde 2009 e acima da média mundial. Ao final de 2012, o País somava 6,5 milhões de desempregados. Neste ano, o número chegará a 6,9 milhões. Já em 2014, irá superar a marca de 7 millhões de brasileiros.


]ANO            NÚMERO ABSOLUTO                         PERCENTUAL
2012           6.58 milhões de desempregados               6.3%
2013          6,89 milhões de desempregados                6.5%
2014           7,08 milhões de desempregados               6,6%


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação


Dia Mundial da Alimentação


No dia dezesseis de outubro de 2013, o mundo comemorará mais um dia mundial da alimentação, cujo inicio se deu a partir de 1981, na atualidade, cerca de cento e cinquenta países celebram esta relevante data, com o fito de conscientizar a opinião pública, sobre questões de abrangência internacional, como a guisa de exemplo, a nutrição e a alimentação, a aludida data assinala ainda a fundação da (FAO) sigla em inglês, que se constitui numa Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Estatísticas provenientes da FAO, referente ao biênio 2010-2012, descreve um cenário triste e vergonhoso para humanidade do século XXI, afirma com todas as letras e credibilidade que possui, através dos dados que aparecem no recorte de tempo acima, que quase 870 milhões de pessoas passam fome no mundo, o que representa em termos percentuais 12,5% da população mundial.
 A FAO acrescenta que no Brasil, no período circunscrito entre 1992 e 2013 o número de pessoas que passam fome reduziu de 22,8 milhões para 13,6 milhões de pessoas, o que representa ainda um quantitativo significativo de pessoas famélicas, a despeito da eficácia das políticas públicas adotadas pelos governos ao longo dos anos, além de contar com empenho de uma figura humana e inesquecível líder carismático, desprovido de qualquer ambição pelo poder e cargos eletivos, fato que já não se presencia mais nos dias atuais, ele também deu a sua contribuição ao país, e merece uma consideração especial pela sua ação da cidadania contra a fome e a miséria e pela vida, quando na ocasião o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, nos idos de 1993, lançou o programa Ação da Cidadania, tendo como objetivo precípuo a mobilização da sociedade na busca de soluções para as questões da fome e da miséria, afirmava de cima da sua autoridade, de homem sério e honrado, durante o movimento pacífico e acolhedor de pessoas de todos os matizes, que os governos só andam a partir do momento em que a sociedade os empurra, frase que ficou registrada e marcada na história. Por incrível que pareça ele não estava enganado!
Por derradeiro, urge necessário destacar, que enquanto parte expressiva do mundo ocidental convive num estado de extrema miséria, existe outra parte do mundo movida pela roda fria e calculista do sistema capitalista, que comemora as riquezas de homens poderosos, que exibem as suas respectivas fortunas como símbolo de sucesso e acumulação de riquezas como são os casos dos bilionários que desfilam por uma das mais famosas revistas econômica do mundo, a americana Forbes, que faz questão de publicar nas suas páginas nomes de relevo do mundo capitalista como, o do mexicano Carlos Slim, possuidor de uma fortuna de 73 bilhões de dólares, recursos auferidos através das suas empresas ligadas ao ramo das telecomunicações. Outro que costuma ocupar espaço na mídia capitalista chama-se Bill Gates, americano proprietário da famosa empresa Microsoft, com uma fortuna de 67 bilhões de dólares.
Para que tanta opulência e concentração de renda se o mundo ainda passa fome. Acho que chegou a hora de repensarmos o mundo, mas não apenas no dia dezesseis de outubro, mas sim no nosso dia a dia, este deverá ser o nosso desafio.  

José Alves de Azevedo Neto
Economista




terça-feira, 8 de outubro de 2013

Aumento dos Juros entre 9,5% a 9,75%


Escalada da Taxa Selic Anual Mês a Mês -2013

Janeiro
7,25

Fevereiro
7,25
Março
7,25
Abril
7,25
Maio
7,53

Junho
8,00
Julho
8,34

Agosto
8,55

Setembro
9,00

Outubro
9,5 a 9,75


Na próxima quarta-feira, o Banco Central, aumentará ainda mais as taxas de juros básica (taxa Selic), com o objetivo de desaquecer a demanda agregada da economia, que anda provocando desconforto às hostes governamentais, por conta da inflação, que insiste em não recuar e afeta diretamente à classe trabalhadora, através da redução do seu poder aquisitivo.
Tudo indica que a aludida taxa sairá dos 9% atuais, para 9,5% ou 9,75%, para tristeza dos empresários que querem elevar os seus investimentos, e alegria dos banqueiros e especuladores financeiros de plantão.
Como que o Brasil poderá crescer, se o governo Dilma mantém uma política monetária austera e conservadora?   Ela em um dos seus discursos pelo Brasil afora, declarou   meses atrás, que a economia estava sobre controle. Se está sobre controle presidente, para que elevar ainda mais as taxas de juros?
  


A Joia da Coroa

 
 



A Joia da Coroa

 

A Petrobrás fechará no exterior trinta e oito escritórios e empresas fora do Brasil, segundo entrevista da presidente Graça Foster, à revista Brasil Energia, para tentar mitigar os prejuízos que amarga dia a dia, com o não aumento dos combustíveis, que inviabiliza economicamente as suas atividades.

Relevante salientar, que na atual conjuntura, a aludida empresa serve de instrumento de combate à inflação, apesar do governo, já admitir que os combustíveis terão elevação de 7% nos preços, até dezembro do final deste ano, o que é insuficiente para repor às significativas perdas da empresa.

O caminho utilizado pelo governo Dilma, para controlar a inflação através do adiamento do reajuste dos combustíveis e das tarifas de ônibus, é considerado bastante preocupante, talvez uma bomba de efeito retardado, que poderá estourar após as eleições presidenciais de 2014, com graves consequências para a sociedade.

Tal comportamento deve ser denunciado ao país, além do mais, devemos cobrar providências ao Congresso Nacional, sobre este tipo de comportamento irresponsável, adotado pela diretoria da empresa e da equipe econômica do governo Dilma.

A Petrobrás a despeito de ser uma estatal, nada justifica a dilapidação do seu patrimônio, pelo governo do PT. Senhores deputados e senadores, cadê vossas excelências, que não tomam providências, em relação aos desmandos que ocorrem atualmente na Petrobrás? A empresa agoniza e ninguém grita! O que está havendo?


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Rede




A Rede

No dia de quinta-feira três de outubro, boa parte do eleitorado brasileiro torcia fervorosamente pela ex-senadora Marina Silva, registrar o seu novo partido a Rede de Sustentabilidade na justiça eleitoral, para que pudesse disputar o processo eleitoral de 2014, com boas chances de provocar um segundo turno da eleição presidencial de 2014, fato que não ocorreu por conta do Tribunal Superior Eleitoral, acatar o entendimento dos cartórios eleitorais de alguns estados da federação, que rejeitaram cerca de noventa e cinco mil assinaturas, preponderantes para que houvesse homologação do partido pela justiça eleitoral.

Várias especulações ocorreram no momento da negativa do registro, como por exemplo, de uma possível manobra política engendrada por membros do PT, que tinham interesses em abortar o registro do aludido partido, por conseguinte, a candidatura à presidente da República da Marina Silva, todavia, ninguém pode provar nada, pois essas especulações ou divagações fazem parte do mundo da fantasia política.

O que de objetivo se pode afirmar nesta altura do campeonato, é que dificilmente na atual conjuntura, seja política ou econômica, a presidente Dilma que já se encontra no palanque por determinação do ex-presidente Lula, inaugurando obra e conversando com a população, perderá a eleição ao Palácio do Planalto de 2014.

Para se ter noção do quadro político eleitoral vigente, relevante salientar que as condições favoráveis à candidatura da presidente Dilma, são fabulosas, chegando inclusive a torná-la quase que imbatível, dentro do futuro processo eleitoral de 2014 que se avizinha.

Vejam, por exemplo, o caso especifico da máquina federal, hoje ela encontra-se aparelhada de uma forma tal que qualquer candidato que o ex-presidente Lula, lançar se elege. São 39 ministérios, mais de trezentos deputados que fazem parte da base governista, vinte e dois mil cargos  de confiança de livre nomeação pela presidente, sem contar os 20 bilhões de reais ao ano, que são pagos as famílias consideradas carentes, através do programa federal denominado de Bolsa Família, o que representa o quantitativo de meio por cento do PIB nacional, algo sui generis e porque não dizer, inusitado na história política do nosso país.

Pode-se considerar que dentro do cenário acima exposto, com todas as condições objetivas reunidas pelo PT, para permanecer no poder por mais quatro anos, a ilustre e nobre presidente Dilma, na corrida presidencial, é a verdadeira pole position, do processo eleitoral, ou seja, já larga na frente com grande vantagem, sobre os demais adversários, se é que se pode chamar a eleição de 2014 de processo eleitoral, pois do jeito que a máquina federal se aparelhou, deverá ocorrer efetivamente um referendo do nome da presidente Dilma, a não ser que a ex-senadora Marina Silva, resolva se filiar a um novo partido, caso contrário, a população assistirá mais uma vitória do ex-presidente Lula, sem o Brasil ter avançado em vários segmentos, como a reforma política, a reforma tributária, logística portuária, aeroportuária, estradas federais dignas dos brasileiros trafegarem com os seus respectivos veículos, além do mais, sem ao menos discutir os verdadeiros problemas que afligem a população brasileira, seja de ordem econômica, política, cultural e social, o que será lamentável!     

 

José Alves de Azevedo Neto

Economista

 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

45 milhões de dólares – OGX- Calote ou não?

 
45 milhões de dólares – OGX- Calote ou não?
OGX, do ex-megaempresário Eike Batsita, terá que pagar hoje 45 milhões de dólares de juros, aos investidores que acreditaram no seu negócio de atividade petrolífera. As ações da sua empresa até ontem valiam apenas 0,21 centavos de reais.
O mercado já trabalha com a possibilidade de calote por parte do megaempresário, inclusive o Ministro da Fazenda do Governo Dilma, declarou que Eike Batista, arranha a imagem do país no mercado financeiro internacional. Quem diria!
Ouvir uma declaração do Ministro Mantega como essa, é muito complicado na atual conjuntura, tendo em vista que muitos investidores acreditaram no Eike, sobretudo, o BNDES, que emprestou ao grupo X, 6 bilhões de Reais, cuja fonte de recursos foram do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador). Quem pagará esta conta?
Será que o ministro agora, quer fazer com o Eike Batista, o que o governador Poncius Pilatos, fez com Jesus na hora da crucificação, lavando-o as mãos e deixando o povo julgar, como na clássica história da passagem Bíblica? Parece-me muito cômodo seu ministro! Acho que tem muita gente com culpa no cartório sobre o escândalo financeiro protagonizado pelo fanfarrão Eike Batista, inclusive o governo que vossa excelência pertence que também acreditou e desfilou com ele pelo país afora, fomentando falsas expectativas.   Lamentável!!!