quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Parque de Alta Tecnologia


Parque de Alta Tecnologia

Oportuno o artigo do Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, publicado no dia 7-02-2012, quando reacende a discussão sobre a possibilidade de implantação do Parque de Alta Tecnologia da UENF.

Quando criou-se à Universidade, através da implantação da Fundação Estadual do Norte Fluminense, havia o desejo de logo em seguida se criar o Parque de alta Tecnologia dentro do campus, como foi idealizado pelo inesquecível Professor Darcyr Ribeiro. Mas infelizmente as injunções políticas, como sempre, atrapalharam o processo de implantação.

Na visão do Professor Darcy, não se concebe uma Universidade, onde ocorrem pesquisas de diversas linhas, sem um Parque de alta Tecnologia, para que os experimentos criados nos respectivos laboratórios, possam ser implementados na prática.

No que tange a região Norte Fluminense, necessário se faz implantar o aludido Parque, tendo em vista que à região na atual conjuntura é alvo de megainvestimentos por conta do Porto do Açu, além do mais o tecido econômico regional sofrerá nova configuração. Surgirão novas demandas de tecnologia, e a UENF encontra-se de posse de significativo arsenal para atendê-las.

Dentro deste contexto nasce á urgência de implantar o Parque de Alta Tecnologia, com a finalidade precípua de dar suporte a todo este movimento econômico de inovação tecnológica.

Municípios que pensam grandes, já constroem a sua agenda tecnológica, entendendo os seus dirigentes, que fora do conhecimento ou da tecnologia, não há viabilidade para o crescimento econômico. A guisa de exemplo pode-se citar o município de Sorocaba-SP, onde será investido o valor de 50 milhões de reais na construção de um grande parque tecnológico, em uma área de 1,2 milhão de metros quadrados, atraindo as melhores Universidades do Brasil.

No caso de Campos, já possuímos instituições que fazem pesquisas de alta qualidade há alguns anos, aqui o poder público deverá apenas abarcar á idéia do Parque de Alta Tecnologia, para ajudá-lo a implantar. Não precisará investir o que o prefeito de Sorocaba investirá. Caso necessário algum investimento, tenho a certeza que a nossa prefeita não se furtará.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário