quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Produção Industrial em 2011 cresce apenas 0,3%


Produção Industrial em 2011 cresce apenas 0,3%

Os líderes empresariais do país manifestam a sua indignação a respeito do crescimento do PIB de 0,3 % no período de 2011. Culpam inicialmente, a inércia do governo, por não ter tomado medidas eficazes que pudessem impedir este pífio resultado.

 Alguns dirão que o governo tomou medidas fiscais, como redução de impostos, para tentar reverter o quadro de pouco crescimento, no entanto, os empresários alegam que foi insuficiente. Contestam.

A causa desta letargia do PIB industrial reside na taxa de câmbio, que na atual conjuntura encontra-se valorizada, permitindo que produtos estrangeiros invadam a economia doméstica, fazendo concorrência desleal com os bens e serviços produzidos aqui dentro, sobretudo, os produtos chineses.

Outra causa alegada pelos empresários, diz respeito à carga tributária e a alta taxa de juros, elas corroboram para uma queda significativa da competitividade industrial nacional em relação às indústrias estrangeiras.

Um dos setores que sofreram profundamente com a concorrência dos produtos estrangeiros foi o de têxtil. Segundo empresários consultados, os investimentos em máquinas e equipamentos para otimizar a produção, não foram suficientes para enfrentar os concorrentes chineses.

Um dos empresários declararam que hoje tornou-se impossível enfrentar a concorrência chinesa. Eles colocam matéria-prima e produtos acabados no mercado brasileiro com preços, segundo o aludido empresário, impossíveis de se aproximar que dirá competir com eles.

Dentro deste contexto, verifica-se que o nosso país entra num processo de desindustrialização da economia doméstica, sem que setores responsáveis do governo federal, tomem as providências cabíveis para reverter este processo lamentável.  O PIB industrial de 0,3% é um indicador que deve ser analisado com carinho.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário