sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Subida da Inflação


Subida da Inflação
Semana passada, o recrudescimento da inflação voltou a ocupar espaço de destaque na mídia especializada como um todo. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), publicado pelo IBGE, acelerou de 0,08% em junho para 0,43% em julho. Percentual suficiente, para fomentar discussões acaloradas, sobre a atual política monetária implementada pela equipe econômica.  A discussão é pertinente, tendo em vista que os indicadores inflacionários estavam desde outubro de 2011 sem subir.
Com a divulgação do índice inflacionário de 0,43% em julho, o IPCA em 12 meses está em 5,2%, percentual que se encontra fora da meta inflacionária de 4,5% ao ano, pré-estabelecida pelo governo, quando aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentária no Congresso Nacional ano passado, para viger no exercício fiscal de 2012. A título de esclarecimento, e com o fito de agregar veneno à discussão, é bom que não se esqueçam, que a economia está quase parada, com uma projeção de crescimento do PIB de 1,85%, segundo o Banco Central do Brasil, para este ano.
Inclusive, vozes ligadas ao mercado financeiro se levantam e criticam a atual política monetária com o viés de queda das taxas de juros, praticada pelo governo federal com o objetivo de estimular o consumo. Alguns setores econômicos já arriscam palpite, alegam que a curva de queda da taxa de juros poderá se inverter a partir de janeiro de 2013,quando o Banco Central deverá anunciar a elevação das taxas de juros, fazendo com que interrompa a trajetória de queda. Com certeza o assunto em tela, provocará muita discussão até dezembro deste ano.
Pelo visto o brasileiro, ainda não superou o trauma da convivência de anos de inflação, pois basta o “tigre inflacionário” voltar a mostrar as suas garras, que a sociedade recorda do seu triste histórico negativo, de hiperinflação.
 Simplesmente porque a memória inflacionária insisti em povoar o subconsciente de muitos agentes econômicos, só para fundamentar o nosso argumento, oportuno fazer a transcrição do trecho do livro da jornalista Miriam Leitão, A Saga Brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. Quando ela retrata: “13,3 trilhões por cento foi a inflação acumulada nos 15 anos que antecederam o Plano Real. O país teve cinco moedas entre 1986 e 1994. Para os brasileiros, isso significou instabilidade de preços, indexações, congelamentos, tabelamentos, confisco de poupança, privações, insegurança.”     
Com base no cenário descrito acima percebe-se que a inflação deixou cicatrizes profundas no povo brasileiro, pois quando o problema aparece ocupa logo a pauta dos telejornais. Está justificado.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário