sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bons Ventos


Bons Ventos

Os campistas imagino eu, ficaram lisonjeados com a mais recente estatística realizada pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, no que diz respeito ao ranking de abertura de novas empresas, no exercício de 2012, quando se abriu 1.276 firmas na nossa cidade, o que permitiu à Campos ficar atrás apenas da capital, Niterói, Duque de Caxias e São Gonçalo, cidades pertencentes a região metropolitana do estado.  

Atribui-se o aludido movimento econômico, aos grandes projetos de investimentos que ora são implementados na região. Como o Superporto do Açu, no município vizinho de São João da Barra, e o Complexo Industrial Farol-Barra do Furado, situado entre Campos e Quissamã.

Na verdade, todo este dinamismo econômico que começa a ganhar visibilidade na região, já era esperado, tendo em vista que a partir do instante que pisou em nosso município o homem mais rico do Brasil, o senhor Eike Batista, obviamente, a região não poderia continuar na inércia em que se encontrava ao longo dos anos, vivendo da monocultura da cana-de-açúcar e dos salários que são pagos pelas repartições públicas, instaladas no município.

Por conta disto, a economia campista e regional sofrerá uma refundação, sairá de um modelo econômico com base na agroindústria açucareira, para adentrar num modelo econômico de base industrial metal-mecânico, com profundo viés tecnológico, agregador de valor, transformando conceitos e culturas do empresariado local.

Aqueles campistas que não quiserem entender a atual conjuntura ou não buscar informações sobre o que virá por aí, certamente soçobrará, ou seja, não terá lugar no mercado, e serão atropelados pelos bons ventos econômicos, que sopram fortemente ao nosso favor.

Em decorrência deste processo mutacional, Campos se tornará um dos maiores ou o melhor polo de serviços da região, basta refletir a atual realidade, em que grandes empresas incorporadoras da construção civil, erguem prédios visualizando um futuro de grande prosperidade. Sem contar as empresas de marcas de carros e grifes famosas de projeção mundial, que chegam à Campos com informações privilegiadas, de que chegou o grande momento para que a cidade se alavanque economicamente, o que será bom para todos.

Inclusive para os nossos filhos e netos, que não precisarão deixar o seio familiar para poderem buscar a sua sorte, longe das suas respectivas casas, afastados das suas genuínas raízes. Sim, Campo está mudando e você?     

 

 

José Alves de Azevedo Neto

Economista

Nenhum comentário:

Postar um comentário