sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fundecam Novo Tempo

Fundecam Novo Tempo

Após passar por momentos delicados desde a sua criação no ano de 2002, o Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos), desvio-se de sua finalidade precípua, que era a de se criar uma base econômica no município de Campos, com as rendas provenientes dos recursos dos royalties e das participações especiais, que pudessem promover uma independência da cidade, dos aludidos recursos, quando eles se findassem.

Todavia, tal política de aplicação dos recursos do fundo nos governos que antecederam o período de 2009, não se concretizou pelo contrário, tornaram uma herança maldita para o governo seguinte, que ao assumir a prefeitura, iniciou-se uma política de recuperação de crédito financeiro das empresas que contraíram empréstimos ao fundo e não pagaram, para desilusão da população campista, além de uma reestruturação no fundo, como já é de conhecimento de toda nossa sociedade.

Como prova cabal do que se relata, vale a pena ressaltar o grande exemplo, de preocupação com os pequenos e micros empreendedores, que ocorre hoje na atual gestão do fundo, através do programa do microcrédito, que no dia doze de dezembro de dois mil e treze, contemplou mais um empreendedor, desta feita foi um pipoqueiro, que figura na lista do milésimo contrato de financiamento, que oferecerá a ele a possibilidade de ampliar e modernizar o seu pequeno negócio, com uma taxa de juros de 5% ao ano, caso este empresário pague em dia o seu financiamento, receberá de volta todas as parcelas referentes, aos juros. Com tal política de crédito, o fundo também oferece dignidade e independência a todos esses empresários que se habilitem ao programa, algo jamais visto na historia de Campos.

Hoje o Fundecam, possui na sua carteira R$ 5 milhões para emprestar aos pequenos microempreendores, até hoje, gerou-se mais de dois mil empregos na cidade, como prova de que quando um governo prioriza a população carente nas suas políticas públicas, os resultados aparecem.

Por isso, não foi por acaso, que o representante da Caixa Econômica Federal em nossa querida e amada terra, proferiu de público, que o modelo de microcrédito em convênio com a Caixa, tornou-se modelo para todo o país. Viva o pequeno e médio empreendedor!

José Alves de Azevedo Neto
Economista
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário