sexta-feira, 19 de abril de 2013

Venezuela em Chamas


Venezuela em Chamas

O povo venezuelano numa demonstração de inconformismo com o resultado das urnas, que resultou na eleição de Nicolas Madura, com uma pequena margem de votos de 1,66%, sobre o candidato de oposição Henriques Capriles, encontra-se na rua clamando às autoridades públicas daquele país, recontagem dos votos, por acharem que a eleição foi manipulada, e não expressa legitimamente a vontade popular.

Relevante salientar, dentro do atual contexto político e econômico da Venezuela, que a população não anda satisfeita com o governo atual e reeleito, pois as questões econômicas mais elementares não são resolvidas, como por exemplo, à inflação que já chega a casa dos 30% ao ano, desemprego elevado, desabastecimento de alimentos nos supermercados e insegurança pública, sobretudo, nas ruas de Caracas onde os índices de violência estão insuportáveis.

Outra questão que requer reflexão, diz respeito à doença holandesa, mau que sofre hoje a Venezuela, a despeito de ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo, não conseguem converter a renda do petróleo num processo de industrialização do país fazendo com que a Venezuela, seja na atual conjuntura, altamente dependente das importações de bens e serviços, chegando a importar até mesmo escova de dentes. 

O que ocultava os problemas econômicos e sociais vividos pela Venezuela e encantava grande parte da população, principalmente os mais pobres, era o carisma incontestável do líder bolivariano Hugo Chaves, que com toda a sua sensibilidade política, conseguiu apropriar uma parte da renda do petróleo exportado pela Venezuela, e formar um colchão social, com aporte da renda do petróleo nos programas sociais, e como consequência conseguiu construir grande popularidade, nas classes mais pobres do país, com a promoção de uma melhor distribuição de renda.

Só que o rei morreu e com ele o sonho de se fazer a revolução, e o seu sucessor, não é de formação militar e muito menos goza do carisma do seu líder, exibiu nas urnas um desempenho muito abaixo do esperado, com todo o uso e manuseio da máquina pública a seu favor, que hoje encontra-se na sua maioria dos cargos ocupada por militares, o que pode configurar como uma ameaça ao futuro governo.

Maduro conseguiu nas urnas uma vitoria com profundo gosto de derrota, usou na sua campanha eleitoral a todo o momento a imagem de Chaves, e fez do funeral do ex-presidente um grande palanque para se promover, nem assim obteve uma votação expressiva, que pudesse oferecer-lhe uma vantagem considerável sobre o seu opositor Henriques Capriles, com o objetivo de se consolidar no poder.

Por conta desta eleição duvidosa, o povo da Venezuela faz um grande levante cívico para protestar contra o resultado eleitoral, que eles reputam como uma eleição viciada. Lamentável!

 

José Alves de Azevedo Neto

Economista

Nenhum comentário:

Postar um comentário