sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sempre a Educação!


Sempre a Educação

No dia primeiro de abril de 2015, o governador do Rio de Janeiro, conhecido popularmente, pelo apelido de Pezão e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ), o senhor Jorge Picciani, reuniram-se com os prefeitos do Noroeste Fluminense, para discutirem em conjunto, como reza a boa lenda, a crise fiscal que assola tanto a administração pública estadual, como as diversas administrações municipais.

Na ocasião, o ilustre governador, afirmou que ultimamente vem fazendo o dever de casa, numa alusão aos cortes dos gastos públicos, realizados até agora por ele e a sua competente, equipe técnica.
Infelizmente, a maldita tesoura dos cortes dos gastos públicos, atingiu significativamente, o já combalido e desmantelado, setor da educação do estado, com o corte de R$ 547 milhões, o suficiente, para agravar a crise, das universidades estaduais, como a UENF, a UERJ e a Universidade da Baixada.

Atualmente, a situação das universidades do estado, é tão grave, que elas não possuem recursos necessários, nem para pagar, a conta de telefone, que dirá para o fomento das pesquisas dos seus professores. Para piorar ainda este quadro de descaso com o ensino público, os alunos bolsistas dessas instituições de ensino, só recebem os benefícios das bolsas de iniciação científica, com atrasos. Alguns inclusive nem receberam este ano. Fato lamentável, quando trata-se de um estado rico, como o nosso.

Salienta, todavia, que a crise fiscal do estado do Rio, não iniciou agora, ela constitui produto de anos de sucessivas administrações de gestores públicos, que jamais tiveram compromissos com o dinheiro do contribuinte, inclusive o governador atual, tenta de todas as maneiras, como se assisti habitualmente, justificar a sua falta de aptidão administrativa, buscando a todo custo, um bode expiatório.

Na verdade, governador, se vossa excelência, tivesse o mínimo de respeito com a coisa pública do nosso estado, não sairia  por aí, loteando os cargos das Fundações Públicas do Estado, com os deputados na Assembleia (ALERJ), com o objetivo único e irresponsável de empregar os seus respectivos e inoperantes cabos eleitorais, sanguessugas ineptas, do dinheiro público. Enquanto possuem universidades do estado, sem condição financeira nenhuma de honrar, o seu custeio fixo e dinamizar as suas funções operacionais, a sociedade se depara com Fundações Públicas, que se transformaram numa sinecura e o governador, parece que desconhece o fato.

 Acho que a vossa excelência, juntamente, com o símbolo da moralidade do Estado do Rio de Janeiro, o deputado estadual Jorge Picciani, escolheram uma data pitoresca e cheio de significado, para dialogar com os prefeitos do Noroeste Fluminense, o dia primeiro de abril. Sinal de que tudo conversado ali, não sairá do papel.   

A aludida reunião, caracteriza-se a falta de compromisso e o descaso, que as autoridades, possuem com a região e por sua vez, o estado do Rio. Pois se o estado do Rio, está “quebrado”, afirmo sem medo de errar, o responsável, reside no Palácio Guanabara. Agora o que não dá e é inconcebível, cobrar a fatura, sempre da educação. Chega!

José Alves de Azevedo Neto

Economista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário