quarta-feira, 4 de abril de 2012

Crescer 4,5%


Crescer 4,5%

Para crescer 4,5% este ano, o governo federal libera mais um pacote para fomentar 15 setores da economia brasileira. Tais setores receberão várias benesses por parte do poder público, dentre elas destaca-se à linha de crédito via BNDES e a desoneração da folha de pagamento. O BNDES terá aporte de capital do tesouro nacional da ordem de 45 bilhões, quantia nada desprezível.

Com o anúncio dessas medidas, setores que vinham reclamando da desindustrialização causada pela valorização da taxa de câmbio, terão a partir de agora, estrutura para enfrentar a competitividade com os bens e serviços de origem estrangeira.

As medidas foram anunciadas após a grande reunião que a presidente Dilma, teve com os empresários pesos pesados da economia brasileira semanas atrás. Obviamente, o governo já possuía na manga tais medidas, todavia, resolveu gerar um clima, ou melhor dizendo, gerar um fato político, para valorizar o seu cacife. Faz parte do jogo.

Mesmo assim vários empresários saíram insatisfeitos, alegando que o pacote será insuficiente para promover o crescimento econômico de 4,5%. Inclusive algumas consultorias, fizeram questão de não rever o seus cálculos a respeito do crescimento do PIB. Algumas mantiveram o crescimento em 2,5%, para 2012.
Dentro deste contexto, percebe-se que o governo evita adentrar em temas relevantes para o país, como a guisa de exemplo, a reforma tributária, que certamente produziria mais eficiência produtiva ao sistema econômica pátrio. Lamentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário