sexta-feira, 13 de abril de 2012

Retirado do Blog Economia do Norte Fluminense

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Projeto Capacitar reune estudantes da escola pública para palestra do jornalista Carlos Sá



Uma bela palestra sobre a história de São João da Barra foi proferida pela jornalista Carlos Sá, nas instalações do projeto Capacitar em Atafona. Foi uma primeira ação do projeto de extensão da UENF denominado:
"Resgate e disseminação da história local: uma estratégia para a mudança sócio-cultural", cujo objetivo é sistematizar conteudo sobre a história local e disseminar na forma de seminários, visando auxiliar a promoção de mudança comportamental.

O jornalista Carlos Sá discorreu sobre a origem do município e a formação dos primeiros povoados, a partir da chegada de um grupo de pescadores oriundos de Cabo Frio. Acentuou a formação da estrutura portuária nos séculos XVIII e XIX, período de grande representatividade econômica do município, onde a atividade naval e a navegação de cabotagem geravam muitos empregos e riqueza, atraindo a atenção de países europeus.
Carlos Sá ainda relatou o esgotamento do ciclo de abundância em função da chegada da linha férrea, cuja capacidade de operação era muito superior ao processo operativo do porto. Diversos problemas contribuiram para o declinio, tais como: intervenção inadequada do governo na atividade, ausência de investimento público em infraestrutura, custos elevados e, fundamentalmente, a característica de acomodação muito própria do cidadão local.
Esta primeira ação cumpriu seu papel, já que deu o primeiro passo para a aproximação dos estudantes bolsistas do projeto com a história do município, além do esforço de integração com outros projetos de extensão da UENF com propósito semelhantente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário