quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pelo Consumo e não pelo Investimento




Pelo  Consumo e não pelo Investimento



O Brasil encontra-se numa perigosa rota de crescimento econômico, tendo em vista a opção pela qual estamos expandindo o nosso PIB. Cresce-se de uma forma avassaladora através do incentivo ao consumo, baseado na oferta de crédito e incentivos fiscais a segmentos produtivos, com grande ramificação de cadeia produtiva.

O governo abre mão da sua renda para tentar no final do exercício de 2012, comemorar um PIB acima dos 4%, todavia, dentro deste contexto se ele renuncia receita, por raciocínio lógico, também reduzirá os seus respectivos investimentos em políticas públicas. Este é um dos preços que se pagará, por não se fomentar o crescimento econômico com prioridade no investimento.

Outra fatura que deveremos pagar, diz respeito ao processo de desindustrialização, que ora ocorre por conta da valorização do real em relação ao dólar. A indústria brasileira sofre profundamente o impacto da taxa de câmbio. Investimentos em processo de queda, a demanda aquecida, a tendência se refletirá no aumento das importações, já que a nossa indústria não possui capacidade suficiente para elevar a oferta de bens e serviços.

Os produtos importados estão em todos os mercados, com o seu preço baixo e cada dia conquistando mais consumidores, por razões expostas acima. Elevar investimento interno deve ser a palavra de ordem!      


Nenhum comentário:

Postar um comentário