quarta-feira, 18 de abril de 2012

REPSOl


REPSOl

Caminho difícil e complicado tomado esta semana pela ilustre presidente da Argentina, em relação à expropriação da empresa petrolífera espanhola a famosa Repsol.

Todos sabem que a expropriação de determinado bem pela administração pública é plenamente aceitável e legal, desde que obedeça aos requisitos pré-determinados pela constituição de cada país. No caso em tela onde se envolve uma multinacional da relevância da empresa espanhola, com ações em várias bolsas de valores, a situação não pode se encarada como um fato corriqueiro. Envolve interesses de muitos investidores.

No caso da Argentina, o fato poderá implicar em ações de retaliações por parte do mercado financeiro internacional. Vive-se atualmente numa economia globalizada, onde a economia de mercado tornou-se uma marca mundial. E este tipo de prática é execrável pelos mercados.

Os capitais diante desta conjuntura inusitada poderão fazer represália à economia Argentina como já vem ocorrendo, nos últimos anos. À Argentina foi o país do MERCOSUL que menos recebeu capital estrangeiro, em 2011. Isto não é bom para as economias. Os investimentos, sobretudo aqueles que dizem respeito à nova implantação de plantas industriais poderão sofrer retrocesso. Será de bom tom, se as autoridades Argentinas conseguirem voltar atrás, numa decisão negociada com os espanhóis. O mundo inteiro agradeceria. Vamos torcer!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário