quarta-feira, 21 de março de 2012

Empresários no Planalto


Empresários no Planalto



 A presidente Dilma convida para comparecer ao Palácio do Planalto, empresários de diversos segmentos do país. Na pauta da reunião, encontra-se o pedido para que tais empresários elevem os investimentos de suas empresas.

Na atual conjuntura, entre um grupo de 20 países considerados emergentes, o Brasil está entre os três que menos investem, na frente apenas de Egito e Filipinas. Na América latina, países como Peru, Chile e Colômbia tem conseguido aumentar suas taxas de investimento para níveis próximos a 25% do PIB. Segundo o Ministro da Fazenda, este ano a taxa de investimento no país, poderá chegar a 21,8% do PIB.

Dentre os empresários convidados destaca-se o senhor Eike Batista, como não poderia deixar de ser, pois o ilustre empresário hoje é o homem mais rico do país, com grande potencial de investimento, como prova disso, temos na nossa região, especificamente no Açu um grande e vultoso empreendimento da sua lavra. O que deixa cheio de orgulho o povo de São João da Barra e adjacência.

Dentro do contexto, relevante salientar que o crescimento econômico do país, tem priorizado o consumo das famílias em detrimento da formação bruta de capital fixo ou investimento, o que de certa maneira não expande o sistema econômico. Fruto da política de renda implementada nos últimos anos, pelo governo do PT, que elevou o poder aquisitivo da classe trabalhadora.

Porém, no processo econômico necessário se faz a elevação dos investimentos, porque é através dele que se gera emprego, renda e tributos. O Brasil necessita urgentemente de investir em infraestrutura para possibilitar a mitigação do custo Brasil sobre a produção nacional. Investir pesado em portos, aeroportos, estradas, onde efetivamente residem os gargalos do setor produtivo. Em razão de tais deficiências é que talvez a ilustre presidente da República tenha convocado tais empresários. Vamos torcer para que os ventos sejam favoráveis aos investimentos. O Brasil clama por um melhor cenário econômico.     

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário