quarta-feira, 4 de julho de 2012

Renuncia Ineficaz


Renuncia Ineficaz

Na pesquisa divulgada hoje pelo o IBGE, fica demonstrado que a renuncia fiscal feita pelo governo para tentar reaquecer o sistema econômico, foi ineficaz. Prova disto encontra-se no recuo sofrido pelo setor industrial, no comparativo de abril em relação ao mês de maio, quando a queda culminou no índice de 0,9%.

O aludido rendimento frustrou os técnicos da área econômica, que depositaram na política fiscal, através da isenção do IPI para linha branca todas as suas fichas. Ainda para piorar, algumas empresas divulgaram que poderão dar férias coletivas aos seus trabalhadores, a partir de agosto, tudo porque a demanda por bens e serviços, continuam indiferente as ações econômica implementada pelo governo.

De certa forma o comportamento da curva de demanda já era esperado, a equipe econômica tinha ciência de que as famílias brasileiras estavam endividadas, no limite da sua capacidade de pagamento. Priorizar o consumo ao invés de uma política de investimento poderá acarretar num estrangulamento do consumo, como se verifica na atual conjuntura, sem elevar a capacidade instalada da economia.

Outro aspecto a ser considerado diz respeito, a necessidade de desonerar através de uma reforma tributária consistente, as diversas cadeias produtivas do sistema econômico, tal medida poderá elevar a capacidade de competitividade dos produtos brasileiros, como consequência alavancar o crescimento do PIB, obcessão maior da atual gestão federal.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário