quarta-feira, 20 de março de 2013

Triângulo do Sofrimento


Triângulo do Sofrimento

Mais uma vez a linda região serrana do Rio de Janeiro é alvo de mais um atentado da natureza, que de forma impiedosa, agressiva e veemente, responde ao bicho homem de uma maneira violenta, a tudo o que estamos fazendo contra o meio ambiente, como por exemplo, as ocupações desordenadas que ocorreram ao longo dos anos, desmatamento e outras coisas mais, e o que é pior, com a clássica omissão e conivência dos governos municipais, estaduais e federais.

Desta vez não foi diferente, até o cenário foi o mesmo, a região serrana especificamente, a cidade de Petrópolis, onde a sua população chora os seus mortos, vítimas das chuvas de verão previsíveis em qualquer calendário, pois são as águas de março fechando o verão.

Morreram até hoje, na aludida cidade 27 pessoas, dentre elas encontram-se, 12 crianças. Que tristeza minha gente! Será que a população da região serrana terá que conviver todo ano com este profundo sofrimento.

Cadê as autoridades que neste momento de dor da população, não aparece para dar explicações, pelo contrário, fogem de uma maneira covarde para não manchar a imagem de homem público, já que todos sabem que a responsabilidade maior é do poder público que não faz a sua parte, como por exemplo, remover às famílias que ocupam as áreas de risco, para lugares seguros.

Para onde está indo o dinheiro público que deveria está sendo investido na preservação das encostas, em programas de habitação popular, para retirar das áreas de risco à população que não tem a onde morar?

A situação de omissão é tão grande, que o governo do Estado do Rio de Janeiro, colocou no orçamento do ano passado, a dotação de R$ 116.000.000,00, para destiná-los as obras de prevenção, só que deste valor no ano passado, utilizou-se apenas R$ 2.000.000,00. Aí reside o grau da irresponsabilidade, das nossas autoridades.

Agora quem indenizará àquelas famílias que perderam os seus entes queridos? Dinheiro nenhum conseguirá trazer de volta para elas, à vida de um filho perdido, o pai e mãe levarão por toda vida a marca indelével da morte.  Lamentável!

O pior minha gente, é que tudo poderá ocorrer novamente no ano que vem, e as autoridades repetirão os meus discursos e mais uma vez, a sociedade num gesto de solidariedade se mobilizará para ajudar às vítimas das chuvas de verão.    Infelizmente o Brasil ainda funciona desta maneira!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário