terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Emenda 29


Emenda 29

Com a aprovação da lei que determina novos percentuais de gastos na Saúde, para as unidades federativas (União, Estado e Municípios), verifica-se que à conta mais uma vez será paga pelos Estados e Municípios. Estados aplicarão das suas arrecadações o percentual de 12% e os Municípios o percentual de 15 %. No caso da União em resistir o aumento de gastos na área da saúde, a argumentação baseou na execução por parte da União, na compensação dos gastos públicos federal, com o PAC. Uma boa desculpa, diga-se de passagem.

Importante salientar que o Brasil aplica na área de saúde o valor de 127 bilhões ao ano, enquanto países como o Reino Unido e França gastam 679 bilhões ao ano, uma grande diferença.  Parece-me que à área de saúde não é prioridade do governo federal atual.

Todos sabem que o problema maior da saúde reside na gestão dos seus recursos, melhorando este aspecto certamente  ocorrerá um avanço, agora um pouco mais de recurso para o setor não fará mal para ninguém, sobretudo, para a União cuja à arrecadação, ultrapassará este ano o valor de um trilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário