quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Paradoxo do Etanol

O Sindicato do Comércio de Combustíveis da Bahia prevê elevação do preço da gasolina, até o final do mês de janeiro de 2012, alega que a quebra de safra do ano passado aliado à opção por parte dos usineiros de produzirem mais açúcar do que etanol, fez com que o etanol subisse de preço, majorando a estrutura de custos dos revendedores de combustíveis, já que a gasolina contém 20% de etanol.

Outro ponto que diz respeito à elevação do preço do etanol, reside na elevação da oferta de carros flex sem a respectiva expansão da área plantada  de cana-de-açúcar, esta assimetria constitui um gargalo nacional, que as autoridades da área de energia deverão encará-lo como desafio a ser superado. Pois diante da quebra de safra de 2011/2012 em relação ao do ano anterior, verificou-se a inviabilidade do abastecimento dos veículos flex, com o etanol, tendo em vista que a diferença de preço da gasolina e do etanol diminui substantivamente, o que força o consumidor a elevar a demanda pelo abastecimento dos seus veículos, com a gasolina.

Importante salientar que a safra de 2011/2012 será de 571,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, um volume 8,4% menor que o da safra anterior, que foi de 623,9 milhões de toneladas, conforme dados da Companhia Nacional  de Abastecimento (Conab).

Para tentar equacionar o problema da retração de plantio de cana-de-açúcar no Brasil, o BNDES, lança uma linha de crédito para financiar o replantio da cana. Esta linha terá o valor de quatro bilhões de reais, os interessados deverão buscar informações no próprio BNDES. O Brasil busca soluções. Que bom!!!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário