quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Transparência em Baixa


Transparência em Baixa

Embora a palavra transparência tenha entrado na agenda nacional, com vários entes federativos criando o Portal da Transparência, inclusive o governo federal. A prática adotada por assessores da Presidência da República não condiz com o que o governo apregoa. Muito menos com o que determina a lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional, cujo texto obriga a Estados e Municípios, a adotarem medidas que viabilizem a fiscalização do gasto público pelo contribuinte, através de portais da transparência.  

Foram vetados artigos relevantes que discorriam sobre a necessidade dos recursos da saúde serem colocados em conta corrente separados, fonte por fonte, com o intuito de facilitar a transparência por parte dos órgãos de controle e também pela sociedade.

Infelizmente, os aludidos artigos da lei foram refutados pela equipe econômica, quando na oportunidade alegaram que os recursos a serem aplicados na área de saúde deverão ficar numa conta geral do tesouro nacional. Absurdo!

Tal demonstração em nossa opinião macula de forma inexorável, a postura de membros do governo federal que tentam passar para a sociedade, o sofisma de que tudo no governo do PT pauta-se pelos princípios da transparência.

 A prática não corrobora com tal tese. Lamentável assistir este espetáculo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário