segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aumento do Dólar


Aumento do Dólar

As autoridades econômicas já começam a falar sobre a possibilidade da crise atingir o Brasil. Até semana passada o ministro da Fazenda Guido Mantega, afirmava que estava tudo tranquilo apesar do dólar está subindo, alegou na ocasião que não era problema a subida do dólar. Entretanto, no domingo último, o Presidente do Banco Central concede ao caderno de economia do jornal O Globo, entrevista de página inteira, onde alega que caso o dólar se eleve ainda mais, o governo possui reservas suficientes para segurá-lo.

Importante salientar, que a subida do dólar reside em dois fatores: o primeiro diz respeito à crise europeia, ou seja, os agentes econômicos já percebem a indefinição dos chefes de Estado, para resolver a crise nos países europeus, como consequências esses agentes vão procurar um porto seguro, neste momento o porto seguro chama-se dólar. O outro fator relaciona-se a redução das taxas de juros, elas estavam atraindo capital especulativo em dólar, com o objetivo de obterem rendimentos altos nos títulos brasileiros, agora a conjuntura se inverteu.

Com dólar alto, a tendência de impacto sobre as importações será significativo, tendo em vista que elas ficarão mais caras, entrarão menos produtos importados aqui dentro, fazendo com que se reduza a concorrência interna, com os produtos nacionais, possibilitando assim, um recrudescimento da curva inflacionária. Além do mais, espantará o fantasma da desindustrialização que estava assombrando o setor produtivo brasileiro.

Por outro lado, ocorrerá a elevação das exportações uma vez que elas se tornarão mais atraentes, estimulando as vendas dos produtos nacionais no mercado externo. Dentro do contexto pode surgir a seguinte pergunta. A economia americana encontra-se em recessão juntamente com a economia europeia. Vamos exportar para quem? Boa pergunta. O Brasil deverá abrir novos mercados, pois as exportações para as aludidas economias reduzirão. Dentro deste ponto de vista urge necessário aguardar um pouco mais, para se vir o desenrolar da conjuntura econômica internacional. Caramba!!!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário