quarta-feira, 23 de maio de 2012



                                                                 Polêmica do PIB


                                          

Tabela PIB

2009
2010
2011
-0,2 %
7,5%
2,7%



  O PIB produto interno bruto preocupa a equipe econômica do governo Dilma, que já fizeram os cálculos para o comportamento do produto interno de 2012 e chegaram à objetiva conclusão de que ele crescerá apenas 3%.

Em função deste crescimento pífio, algumas medidas foram tomadas esta semana para tentar segurar o emprego no Brasil, tendo em vista que o setor automobilístico, responsável por significativa geração de emprego ameaçou dar férias coletivas aos seus funcionários, pois os estoques de automóveis estão altos, em função da queda de demanda de consumo da economia nacional.

Para impedir a aludida situação, mais política fiscal expansionista, ou seja, baixaram mais uma vez o IPI, para baratear os carros da linha mil cilindradas e como consequência aquecer o sistema econômico.

Mas nem tudo são flores, se verificarmos a série histórica do PIB desde 2009, se percebe que ela não é tão alentadora, em 2009 ocorreu recessão reflexo da crise americana de 2008. Em 2010 o crescimento foi satisfatório, todavia, em 2011 a queda foi grande e preocupante, podendo repetir tal queda também no exercício de 2012.  

Alguns analistas de mercado já ousam a se pronunciar, alegam que o remédio utilizado para tentar reanimar o paciente, ou melhor, afirmando a economia brasileira, não terá muita eficácia, uma vez que existe uma grande parcela do consumidor brasileiro inadimplente. Fato que preocupa as autoridades, que poderão buscar alternativas para impulsionar o PIB de 2012. Queda da taxa de juros e redução do IPI não é suficiente.  Vamos aguardar!!!







                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário