quarta-feira, 9 de maio de 2012

Queda no Rendimento industrial


Queda no Rendimento industrial

Com a queda no indicador de rendimento do segmento industrial da economia, em 5%, reacende a discussão sobre os fatores que ora estão contribuindo para este declínio.

Um deles com toda certeza diz respeito à taxa cambial que anda valorizada, facilitando com isso a entrada de bens e serviços estrangeiros no país, fato que compromete sobremaneira a capacidade competitiva do nosso setor industrial. Inclusive empresários de vários segmentos, reclamam com veemência sobre a possibilidade de desnacionalização do parque industrial brasileiro. Situação preocupante!

Por outro lado vale ressaltar, que o aludido resultado divulgado pelo IBGE, deu maior robustez as medidas do governo para continuar com a política monetária expansionista, ou seja, com a trajetória de queda da taxa de juros, o que prova para as hostes governamentais que existem espaços para queda dos juros. Obviamente que os opulentos banqueiros não gostaram da ideia.

A consequência positiva da queda das taxas de juros poderá refletir num maior crescimento econômico para a economia brasileira, já que as previsões para o PIB de 2012 não são nada animadoras, segundo analistas de mercado ele poderá chegar a 3%.   Resta aos brasileiros torcer para que este ano seja de prosperidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário