quinta-feira, 31 de maio de 2012

Preço do Petróleo em Queda


Preço do Petróleo em Queda

O fantasma da crise europeia preocupa o mundo, agora além da problemática situação econômica da Grécia, temos também o agravamento da crise da Espanha.

O mercado encontra-se nervoso, por entender que se o governo espanhol salvar os bancos, em estado pré-falimentar, o desequilíbrio nas contas públicas do governo espanhol aumentará. Fato que obriga a Espanha a elevar o custo de rolagem da sua dívida interna, que hoje está no patamar de 5,4% ao ano, menor apenas do que o custo de rolagem da dívida grega. O mercado olha com intranquilidade para os aludidos eventos.

Por conta destes fatos acima relatados, o continente europeu eleva o processo recessivo, e passa ao mercado uma maior desconfiança a respeito dos seus ativos, como consequência ocorre fuga de capitais, no caso em tela, os capitais foram buscar abrigo na Europa do Norte, ou seja, na Inglaterra e Alemanha, onde as taxas de juros são baixas, porém, existe segurança.

Por outro lado vale a pena ressaltar, que no centro desta confusão econômica, o petróleo, a commodities mais comercializada no mundo sofreu queda nos seus preços, por conto do desaquecimento da demanda interna da economia americana, cujos indicadores econômicos não apresentam bons desempenhos, conjugado a possibilidade de recrudescimento e aprofundamento da crise europeia, que o mercado achava que estava circunscrita apenas à Grécia, mas ontem se percebeu que outros países sofreram contágios de forma irreversível no curto prazo.

Infelizmente o contexto econômico mundial será de observação por parte dos agentes econômicos, que não se arriscarão dentro desta instabilidade econômico-financeira. Caramba!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário