sexta-feira, 3 de maio de 2013

Melhora do Setor Industrial


Melhora do Setor Industrial
A atividade industrial brasileira apresentou um pequeno crescimento de 0,7% no mês de março em relação a fevereiro, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística), todavia, no mês de fevereiro a produção industrial teve uma queda de 2,4% e em janeiro ocorreu expansão de 2,7%.
A pesquisa do IBGE teve foco em 27 ramos da atividade econômica, apenas em 13 dos 27, obteve-se crescimento, fato este que contribuiu para impactar de forma positiva o índice de março de 2013.
Relevante destacar os setores que tiveram crescimento, como os de veículos automotivos, de 5,1%, alavancado pelas sucessivas prorrogações do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), refino de petróleo e produção de álcool 3,3%, máquinas para escritório e equipamentos de informática 11,9%, bebidas 4,6%, fumo 33,4%, mobiliário 11,0% e borracha e plástico 2,7%.
A despeito da aludida melhora da atividade industrial em março deste ano, o índice apurado pelo IBGE, não agradou a equipe econômica, porque tal resultado foi apurado antes da elevação das taxas de juros básicos da economia, pelo Banco central, cujos reflexos sobre o setor produtivo ainda não foram avaliados.
Tudo indica que na próxima pesquisa sobre o comportamento da atividade industrial do país, ocorra queda na atividade, pois com as taxas de juros altas a tendência será a majoração do crédito para as atividades econômicas, que serão compelidas a desaquecerem os seus investimentos.
Talvez neste atual momento de recrudescimento da inflação, em que o governo prioriza todos os seus esforços para impedir que a população perceba os efeitos do retorno das altas dos preços, seja necessário desaquecer a demanda agregada da economia, com reflexos negativos na curva de emprego, que poderá inverter-se gerando pequeno desemprego, imperceptíveis talvez, tendo em vista que a economia na atual conjuntura encontra-se no nível de pleno emprego, ou seja, com taxa de desemprego em torno de 6% ao ano, algo que há muito tempo na ocorre no Brasil.
Por conta deste cenário favorável e já preocupado com as críticas contundentes da oposição, que centra fogo no descontrole da inflação, que segundo um dos candidatos à sucessão da presidente Dilma, o senador Aécio Neves, a estabilidade dos preços constitui o maior patrimônio do povo brasileiro, o governo procura tomar as medidas econômicas mais amargas agora, antes que seja tarde demais, pois quando se aproximar as eleições, tais medidas ficarão proibitivas devido às consequências negativas, sobre o tecido social. Vamos aguardar!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)

    ResponderExcluir